CENTRO DE ONCOLOGIA

Orientações

 Alguns efeitos indesejados podem surgir durante o tratamento, porém nem sempre aparecem e a intensidade varia de uma pessoa para outra. É importante ressaltar que medidas que fazem bem a um paciente podem não fazer bem  a outro. Não se baseie em exemplos de outros pacientes que fizeram  quimioterapia. Tire suas dúvidas com   seu médico, enfermeiro ou nutricionista, caso você apresente alguns desses sintomas, leia com atenção nossas orientações:

  • Náuseas e Vômitos

Pode não ocorrer em todos os pacientes, caso aconteça, é esperado  no dia da quimioterapia e pode persistir por até 5 dias. A intensidade varia de acordo com cada paciente e cada medicação.

Tome os medicamentos anti eméticos conforme instrução do médico, se os vômitos persistirem, procure o pronto atendimento para receber medicação injetável conforme avaliação médica.

Evite alimentos gordurosos, oleosos ou frito, de preferência para carnes cozidas, evite alimentos condimentados ou picantes, muito açucarados.

Procure não ficar próximo do local de preparo do alimento, pois o cheiro da preparação pode aumentar as náuseas, prefira alimentos frescos e gelados, como gelatinas, geleias, cremes etc., são bem aceitos. Pela manhã prefira torrada seca ou biscoito tipo água e sal, importante passar em consulta com a  nutricionista para demais orientações.

  • Feridas Na Boca  (Afta/Mucosite)

Aparecimento de aftas, irritação nas gengivas, na garganta, feridas pela boca podem ocorrer causando dor e desconforto para alimentação. Caso ocorra mantenha a boca limpa.

Use escova de dentes macia e creme dental suave, evite alimentos ácidos , quentes e condimentados.

Agende uma consulta com a dentista na recepção da quimioterapia.

  • Diarreia

Alguns quimioterápicos podem causar diarreia em maior ou menor intensidade, três evacuações ou mais é um sinal de alerta.

Evite: frutas ricas em fibras (mamão, laranja), nozes, castanhas, amendoim, leite, achocolatados, grãos tipo feijão, ervilha, lentilha, alimentos gordurosos, maionese, chantilly.

Prefira: beber cerca de 2 litros de água ao dia, sucos coados com pouco ou sem açúcar.

Aumente o consumo de goiaba (sem casca e sem semente), banana maçã, pera sem casca, maçã sem casca, laranja lima, batata cozida,  mingau de maizena, torradas, pão branco, arroz branco, cenoura cozida, chuchu cozido, farinha de mandioca, mandioca, beterraba cozida.

  • Constipação (prisão de ventre)

Estado em que as fezes são eliminadas com dificuldade ou longos períodos sem evacuação podem ocorrer devido à  quimioterapia.

Recomenda-se : alimentos ricos em fibras como laranja, mamão ameixa, uva, vegetais ,cereais integrais.

Beber mais líquidos, realizar exercícios leves como caminhada  sob  orientação médica  podem melhorar o quadro de constipação.

Não use laxantes antes de consultar o seu médico.

  • Febre

 A febre (temperatura igual ou superior a 38º C) pode ser um sinal de infecção causada pela diminuição das células de defesa ou uma reação do organismo aos agentes quimioterápicos. No paciente que faz quimioterapia, em virtude da imunidade estar prejudicada, sempre valorizamos a febre. Para afirmar a existência de febre, é obrigatória a medida com termômetro. Marque o dia, a hora e os graus das alterações de sua temperatura, quando  ocorrer e procure o pronto atendimento hospitalar.

Devido a oscilação da imunidade evite aglomerações (lugares muito cheios e pouco ventilados), evite contato com pessoas que estejam  resfriado, gripado etc..

  • Queda de Cabelo

Geralmente a reação mais temida, pode ser total ou parcial, leva geralmente de 14 a 21 dias. Alguns preferem cortar o cabelo antes de começar a cair, caso este efeito ocorra, não se preocupe, ele é temporário e reversível, o cabelo voltará a crescer após o término da quimioterapia,  podendo voltar com características diferentes do original.

 Lembrando, não é toda quimioterapia que cai o cabelo.

Evite expor o couro cabeludo ao sol, ficar escovando os cabelos e use shampoo neutro.

Quando o cabelo começar a crescer, evitar o uso de secador quente, “sprays” a base de álcool e tinturas com amônia.

  • Alteração de Pele e Unhas

Alguns quimioterápicos podem apresentar alterações na pele como vermelhidão, coceira, descamação, ressecamento e manchas escuras nas dobras das articulações e trajeto da veia. Recomenda-se o uso de hidratantes  sem álcool, uso de protetor solar fator 30 mesmo em dias nublados. A quimioterapia pode causar escurecimento das unhas ou algumas vezes podem aparecer linhas brancas nas unhas com aumento do espessamento.

CONVÊNIOS

ConFIRA NOSSOS CONVÊNIOS

galeria

Conheça Nossa Estrutura

inscreva-se em nossa newsletter

© Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por C3dweb Marketing Digital

COMUNICADO COVID-19

O Centro de Oncologia reforça seu compromisso com a sociedade, nesse momento que atravessamos de pandemia pelo Coronavírus.

Ressaltamos que os pacientes com agendamento para retorno e em acompanhamento, favor entrar em contato pelo telefone (19) 3739-4450, para confirmar seu horário.

A fim de minimizar o risco de infecção aos nossos pacientes e colaboradores, reduzimos nosso horário de atendimento, solicitamos a todos que venham à clínica com apenas um acompanhante(maiores de 18 anos) e que não esteja apresentando febre, tosse ou sintomas respiratórios. 

Agradecemos a compreensão!