Banner5_Observaçoes

O que mais você precisa saber sobre o Câncer?

Alteração da Atividade Sexual

O tratamento pode causar tensões emocionais, podendo contribuir para diminuição do interesse sexual. A quimioterapia não impede  de manter relações sexuais, use preservativo para evitar eliminação de quimioterapia no sêmen ou secreção vaginal. Além disso, pode prevenir infecções em caso de baixa imunidade servindo de  proteção do casal.

A quimioterapia pode causar suspensão temporária da menstruação,  andropausa nos homens levando a disfunções sexuais, ondas de calor , ressecamento vaginal e diminuição da libido.

Cuidados Com as Veias

Com o passar das aplicações da quimioterapia é normal que as veias “sumam”. Algumas pessoas por natureza possuem veias menos evidentes. O local da punção do acesso venoso será avaliado e escolhido pelo profissional que irá realizar o procedimento. Pode haver o  escurecimento e endurecimento da veia .

Fazer exercício com bolinha de borracha, apertando e soltando por 10 minutos e compressas com chá de camomila  antes da sessão de quimioterapia, amenizam esses sintomas.

Procure hidratar-se: tome líquidos com frequência e hidrate sua pele com óleo de amêndoas.

Observações Importantes

No dia de  sua quimioterapia não marque compromissos inadiáveis, reserve este tempo só pra você cuidar de sua saúde.

Procure vir acompanhado, alguns medicamentos podem causar leve sonolência.

Alimentação leve e de  fácil digestão é importante antes da sessão de quimioterapia, não  venha em jejum.

Acompanhantes na sala de quimioterapia não será permitido, afim de evitar  aglomeração  de pessoas no local. A equipe de enfermagem poderá  auxiliá-lo quando for solicitada.

Os quimioterápicos são eliminados  pelo corpo após fazerem o efeito desejado, principalmente  pela urina.

Após usar o vaso sanitário, adicione detergente líquido (lava-louças) dentro do vaso, abaixe a tampa , aguarde uns minutinhos então dê duas descargas. Este cuidado deve ser seguido por cinco dias após a quimioterapia.

Caso tenha outros problemas de saúde informe seu médico, mas a princípio não interrompa o uso de medicamentos  sem  orientação profissional.

Respeite os limites de seu corpo, descanse  o que for preciso.