shutterstock_696188545

O que é Quimioterapia?

A Quimioterapia é um tratamento médico em que compostos químicos, também chamados de  quimioterápicos são introduzidos na corrente sanguínea a fim de destruir as células anormais e impedir seu crescimento no organismo.

São procedimentos variados e indicados pelo médico de acordo com o tipo de tumor, sua localização, em que fase se encontra.

A quimioterapia pode ser utilizada isoladamente ou juntamente com a radioterapia e antes ou após uma intervenção cirúrgica.

A quimioterapia não causa dor, mas pode ocorrer um leve incomodo da “picada” da agulha  na pele, no momento da punção venosa.

Alguns  medicamentos podem causar, uma sensação de desconforto, ardência, queimação, placas avermelhadas na pele e coceira. O paciente deve avisar imediatamente ao profissional que estiver lhe atendendo se sentir qualquer um desses sintomas.

Como Funciona a Quimioterapia?

Os quimioterápicos agem destruindo as células do tumor, inibindo a sua multiplicação, no entanto, esses medicamentos não agem apenas nas células doentes, agem também em algumas células saudáveis do organismo e como são direcionados principalmente para as células de rápido crescimento, juntamente com as células neoplásicas, as mais atingidas são as células do sangue, couro cabeludo e mucosas, porque essas são as células que mais se multiplicam no organismo. Assim, desta ação resultam os principais efeitos colaterais da quimioterapia, que são:

Alteração das Células do Sangue:

•Anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue);

• Neutropenia (diminuição dos glóbulos brancos);

• Plaquetopenia (diminuição das plaquetas);

Alteração das Células do Couro Cabeludo (queda de cabelo) e Alteração de Mucosas:

• Mucosite (aftas, vermelhidão , dor );

• Diarréia

Como é Feito o Tratamento?

No geral é realizado em uma sala climatizada, em confortável poltrona dentro do ambulatório, os medicamentos são administrados por enfermeiros especializados.  A aplicação pode ser feita via oral (pela boca), intravenosa (pela veia), intramuscular(pelo músculo), subcutânea(abaixo da pele)  ou através de um cateter implantado debaixo da pele (port a cath), ele pode durar até cinco anos, mas o tempo ideal de permanência deverá ser discutido com seu médico.

Lembre-se: quando o cateter (port a cath) não estiver sendo usado para quimioterapia, ele deverá ser heparinizado (lavar o cateter) periodicamente a cada 30  dias.

O que é Hormonioterapia?

Essa modalidade de tratamento é especialmente útil no controle de tumores, que se desenvolvem a partir de células dependentes dos hormônios para crescer.

Atualmente, a terapia hormonal desempenha um papel de extrema importância no tratamento do câncer de mama, endométrio e próstata. Trata-se de uma forma eficaz e geralmente bem tolerada de tratamento. Podendo ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia no controle do câncer.

Efeitos colaterais: a baixa incidência de efeitos colaterais que determina a tolerância e proporciona ampla possibilidade de associação com as demais formas de tratamento.

Os efeitos colaterais mais comuns são diminuição do desejo sexual, impotência, ondas de calor, ginecomastia (aumento das mamas) para os homens, risco aumentado de trombose e tromboembolismo, hipertensão e ganho de peso.