Banner_HEMATOLOGIA

O que é Hematologia ?

O sangue é basicamente, formado por uma parte líquida (o plasma) e por células (hemácias, plaquetas e leucócitos). O plasma contém proteínas que entre outras ações atuam na defesa do organismo e ajudam a controlar hemorragias, as hemácias transportam o oxigênio para todo o organismo, as plaquetas controlam sangramentos e os leucócitos combatem infecções.

A Hematologia além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos: medula ósseabaço e linfonodos, estuda também, as doenças a eles relacionadas.

As doenças hematológicas podem decorrer de alterações qualitativas ou quantitativas de um ou mais elementos do sangue. Sua classificação é baseada nos mecanismos e nas complicações clínicas observadas, segundo 3 principais categorias.

• Anemias e Hemoglobinopatias

Caracterizadas por deficiência de elementos importantes para a síntese proteica e a maturação das hemácias ou alterações na molécula de hemoglobina. Estão incluídas neste grupo as Anemias Ferropriva, Hemolíticas, Anemia Falciforme e Talassemias.

Coagulopatias e Plaquetopatias

Causadas por desequilíbrios na hemostasia — o conjunto de mecanismos pelos quais o sangue se mantém fluido dentro do vaso, este grupo contempla entre outras doenças, as Púrpuras Trombocitopênicas, Hemofilias e a Doença de Von Willebrand.

Doenças Proliferativas e Infiltrativas

A principal característica deste grupo é a multiplicação anormal e/ou o nível de maturação inadequado das células sanguíneas circulantes. Fazem parte deste grupo patologias como os Linfomas, Leucemias, Mielodisplasias, Mieloma, Dença de Gaucher, Policitemia Vera entre outras.