Banner1_Cancer

O que é Câncer?

Todos os órgãos do corpo humano são constituídos por células, que em condições normais se dividem organizadamente, ou seja, há um controle que determina a divisão harmoniosa da célula.

Na doença neoplásica maligna (câncer), esse processo escapa ao controle e as células se multiplicam desordenadamente, invadindo tecidos e órgãos, formando assim os tumores malignos.

As causas do câncer são variadas, podendo ser externas (meio ambiente e hábitos) ou internas ao organismo (genéticas), estando estas inter-relacionadas.

Sabemos que 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais, como o cigarro, exposição excessiva ao sol e alguns tipos de vírus.

Tratamento do Câncer

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou de várias modalidades combinadas. Pode ser realizada através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou transplante de medula óssea.O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com o tipo de câncer e da extensão da doença.

Quanto tempo vai durar o tratamento?

O tempo do tratamento é variável e dependerá do tipo de câncer do paciente, do estado da doença, do esquema terapêutico escolhido pelo oncologista clínico e da maneira que o paciente irá reagir aos medicamentos.

Não existe um tempo padrão para duração da quimioterapia, mas o paciente e seus familiares serão orientados em relação ao tratamento e seu tempo previsto; durante esse percurso serão realizados exames, onde o médico irá avaliar a eficácia da quimioterapia, e a depender da resposta ao tratamento poderá ser mudado ou mantido.