asset_blog

DIA MUNDIAL DO CÂNCER

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris contra o câncer, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer, possibilitando que as pessoas tenham tratamento, evitando assim, milhões de mortes a cada ano.

Todos os anos, no mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A doença é uma das principais causas de morte, para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção que podem evitar diversas doenças.

Prevenção Primária – Cuidados que qualquer pessoa deve tomar diariamente, visando à prevenção de possíveis doenças.

• O primeiro passo para a prevenção é adotar hábitos alimentares saudáveis. Por isso, orienta-se: evitar alimentos gordurosos – esses alimentos estão relacionados ao aumento da incidência de câncer de intestino e de próstata. Sugerem-se refeições ricas em fibras, com ingestão maior de legumes, folhas e frutas, pois melhoram o funcionamento intestinal;
  • Livre-se do cigarro – Hoje, muitos tipos de câncer estão relacionados ao tabagismo, tanto o ativo (fumantes) quanto o passivo (pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça). Ambos têm maiores chances de terem um câncer de pulmão, se comparadas àquelas que não estão expostas à fumaça do cigarro;
  • As atividades físicas ajudam a prevenir não só um possível câncer, como podem afastar doenças cardiovasculares. A prática de atividades regulares (no mínimo, 30 minutos de exercício físico pelo menos quatro vezes na semana) melhora significamente a saúde;
  • Além das medidas já citadas, é importante chamar a atenção para outros métodos que podem evitar diversas doenças que acometem o ser humano como, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis que aumentam as chances de alguns tipos de tumores. O uso do preservativo é a principal medida para evitar essas doenças.
  • As vacinas também são uma excelente forma de se proteger, por isso é importante estar com o cartão de vacinação em dia.

Prevenção Secundária – Existem hoje diversos exames que, se feitos rotineiramente, podem ajudar na prevenção do câncer. O rastreamento precoce é uma forma de tentar descobrir o câncer na fase mais inicial possível, tendo em vista o tratamento precoce e o aumento das chances de cura.

• Para prevenir o Câncer de Mama, as mulheres devem fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. É importante ainda a realização do exame preventivo feito por um ginecologista para examinar o colo do útero.
  • Para os homens, a partir dos 45 anos, é fundamental uma consulta com um urologista para a realização do exame de PSA. Vale lembrar que pacientes que começam a ter sintomas ligados ao sistema urinário devem procurar um médico antes desse prazo.
  • Tanto mulheres quanto homens, após os 50 anos, devem procurar um profissional para realizar o exame de colonoscopia, para tentar detectar lesões iniciais de câncer de intestino.

Além disso, é indispensável que todas as pessoas visitem um médico de confiança pelo menos uma vez por ano, para realizar exames de rotina e terem esse acompanhamento.
A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidado diários com a saúde nos ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem estar e vivacidade.

Cuide-se!