CENTRO DE ONCOLOGIA

Dia-Mundial-do-Câncer-de-Ovário

Dia Mundial do Câncer de Ovário 08/05

A data de 08 de maio marca o Dia Mundial do Câncer de Ovário, o mais grave dos cânceres ginecológicos. Apesar da sua gravidade, pouco se discute sobre esse tipo de tumor. Sua incidência é menos frequente que outros tipos da doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ele é de difícil diagnóstico e, por isso, tem menor chance de cura. Ao contrário do câncer de colo de útero, ele não é detectado por meio do exame de Papanicolau. Não existe hoje um teste simples que possa diagnosticar essa neoplasia.

A falta de conhecimento sobre essa doença e seus sintomas levaram a criação do Dia Mundial do Câncer de Ovário, que proporciona um momento único para discutir e conscientizar todas as mulheres sobre os sinais e sintomas desta doença. Criado há três anos por várias ONGs internacionais, a data estimula a troca de informações que permitam às mulheres conhecerem o perigo desta doença silenciosa. Dados estatísticos apontam que 45% das pacientes com a doença sobrevivem mais do que cinco anos. Para as pacientes com câncer de mama, esse índice chega a 89%.

É fundamental darmos esse alerta sobre o câncer de ovário. O conhecimento é nossa melhor arma e sim, a informação pode nos ajudar a salvar vidas.

Seus sintomas são frequentemente confundidos com outras doenças, principalmente males gastrointestinais. Para fazer a diferenciação, é preciso avaliar se esses sintomas ocorrem por um período superior a três semanas. Nesse caso, deve-se procurar um médico o quanto antes. Os principais sintomas são aumento do volume abdominal (inchaço contínuo), dificuldade de comer, dor abdominal ou pélvica e a necessidade urgente e frequente de urinar. Outros sintomas comuns incluem a mudança dos hábitos intestinais, sangramento vaginal anormal, cansaço e flutuação inesperada de peso, principalmente ao redor do abdômen. A doença tende a aparecer com maior frequência em mulheres com antecedentes familiares.

Portanto, visite seu médico regularmente!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Posts Recentes

Entre em contato com nossa equipe

Tenha um atendimento especializado e com qualidade. Entre em contato com nossa equipe, será um prazer atendê-lo.

acompanhe nossas redes

inscreva-se em nossa newsletter

© Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por C3dweb Marketing Digital

COMUNICADO COVID-19

O Centro de Oncologia reforça seu compromisso com a sociedade, nesse momento que atravessamos de pandemia pelo Coronavírus.

Ressaltamos que os pacientes com agendamento para retorno e em acompanhamento, favor entrar em contato pelo telefone (19) 3739-4450, para confirmar seu horário.

A fim de minimizar o risco de infecção aos nossos pacientes e colaboradores, reduzimos nosso horário de atendimento, solicitamos a todos que venham à clínica com apenas um acompanhante(maiores de 18 anos) e que não esteja apresentando febre, tosse ou sintomas respiratórios. 

Agradecemos a compreensão!